Saturday, 22 May 2010

Qual das seguintes não pertence ao conjunto?

2010- FC Bayern-Inter
2009- Barcelona-Man.U
2008- Man.U-Chelsea
2007- Milan-Liverpool
2006- Barcelona-Arsenal
2005- Liverpool-Milan
2004- Porto-Monaco
2003- Milan-Juventus
2002- Real Madrid-Bayer Leverkussen
2001- FC Bayern-Valencia
2000- Real Madrid-Valencia
1999- Man.U-FC Bayern

Monday, 17 May 2010

Sheriff de Nottingham

Com tanta coisa mal feita em Portugal (que é a aldeia que agora nos interessa), e quando vemos o céu a comprimir-se sobre as nossas cabeças, afiançamos com o resto do mundo que o capitalismo e as leis de mercado são a longo prazo e à rédea solta autofágicas, e que fazemos? Aumentamos os impostos.
Com o desemprego a crescer e sem estratégias de produção, vamos acabar a taxar quem?

Haveria tantas prioridades. A despesa pública à cabeça, teria tanta gordura para abater. Mas essa pende quer da classe média quer da classe política. Ui! cuidado!
Investimento público: SIM! Mas em obras de manutenção das infra-estruturas e equipamentos, e também de novas instalações, porque não? Estou a lembrar-me das ligações ferroviárias para Madrid, em PENDULAR, e da ligação para cargas ao Porto de Sines...
Bom, e as empresas públicas? Isso dava pano para mangas! Mas deixo aqui apenas uma sugestão para a vergonhosa situação da golden share da EDP: O estado que re-compre a maioria do capital em bolsa agora a preço de saldo! Porque sim, há sectores que ou são controlados pelo estado, ou controlam o estado.

A longo prazo espera-se, como a História nos ensinou, que apenas uma disrupção brutal vá mudar o rumo das coisas, quando tantos sectores carecem de reformas, mas entretanto há que reflectir em dois planos:
Num, dos mecanismos e estruturas do federalismo europeu de que fazemos parte, e noutro dos mecanismos e objecto das organizações-empresas privadas.

Friday, 14 May 2010

FB CEO (Zuckerberg) shortly after launching it

Zuck: Yeah so if you ever need info about anyone at Harvard

Zuck: Just ask.

Zuck: I have over 4,000 emails, pictures, addresses, SNS

[Redacted Friend's Name]: What? How'd you manage that one?

Zuck: People just submitted it.

Zuck: I don't know why.

Zuck: They "trust me"

Zuck: Dumb fucks.

Monday, 3 May 2010

Só o jogo, Porto-Benfica

No fim, com a memória esbatida pela desilusão, ficamos com a sensação:
Ah, ganhou o Porto e talvez bem. Teve a sorte do jogo e lutou com coração mesmo jogando só com 10. Já o Benfica devia ter feito mais no ataque, com o Di Maria quase sempre bem anulado pelo A.Pereira, o Saviola sem ritmo e o Cardozo a fazer tanto como eu no sofá.

Mas, na verdade, a primeira parte foi bem controlada pelo Benfas quer com bola quer sem ela. Sendo o lance do golo a única ocasião para marcar do FCP neste período. Acontece, que nesta altura já o Fucile estava indevidamente em campo. É que foi com uma entrada por trás desse jogador sobre o Di Maria que o árbitrou considerou que já não precisava mais de "mostrar amarelos para segurar o jogo". Mas aquela cartolina teria de ser mostrada: Entrada por trás, com a bola fora de alcance, aos calcanhares do argentino. Esta é a sorte do jogo.
Fucile viria eventualmente a acumular outro amarelo, sendo um dos muitos jogadores do Porto que se iam lançando para o chão. E uma coisa é vermos um atacante ir ao solo, após um corte na bola em que também há contacto entre jogadores, outra é vermos as "piscinas" deliberadas sem qualquer contacto que o justifique. E um caso óbvio desta última estirpe foi protagonizado no lance que viria a dar o segundo golo do Porto. Lance que acumula ainda um fora de jogo que, se bem por curta distância, é de fácil detecção dado o movimento do Farias que vem tentar pôr-se em jogo. Mas esta é a sorte de um jogo.
E como não há duas sem três, sorte ainda no último lance que dá um belo golo. Mas neste, a sorte foi construída apenas pelo jogador do Porto.

Como comentários extras, apenas uma nota para o Jesualdo que continua a dizer coisas não insultuosas aos árbitros, tal como outros não cretinos, e ainda um um suspiro de alívio pela violência que não ocorreu, nomeadamente na rotunda da boavista.