Tuesday, 30 November 2010

Tuesday, 9 November 2010

A Vitória

Concretizou-se o sonho da naçāo tripeira.
Num só jogo conseguiram escarranchar o Benfica e ver aclamadas todas as injustiças de outra época.
Se a vitória do FCP parecia provável antes do encontro, dado o bom futebol que vem praticando e sendo de facto a unica equipa em Portugal a implementar a tāo desejada pressāo alta, a verdade é que assim que se percebeu o 11 inicial do SLB todos os benfiquistas meteram as māos na cabeça. Jesus pecava novamente e de igual modo. Agachando-se e ficando naquele desequilíbrio de tornezelos de quem nāo costuma assim estar... Resultado, 3 de avanço.
Jesus, afinal, é sacrificado aos 33 anos de idade... Do outro, nāo me lembro agora do nome.
Mas a expressāo do resultado final e os seus intérpretes, fazem também aos tripeiros convencerem-se subliminarmente de que o título da época passada foi mesmo vilipendiado.
Mas neste momento, esse é de facto o nosso único consolo de benfiquistas. Parabéns Porto, nāo é todos os dias que se ganha ao Campeāo!

Wednesday, 14 July 2010

Postiga avisa:

"Temos um esquema ofensivo"

Como se os adversários, pela sua inerente condição de jogadores de futebol, não estivessem já habituados aos insultos e brejeirices do pior calibre...

Tuesday, 29 June 2010

England joke

The England team visited an orphanage in Cape Town yesterday. "It's heartbreaking to see their sad little faces with no hope," said Jamal, aged six.

Tuesday, 22 June 2010

2 momentos

- A oferta de CR ao Tiago
- A oferta de Domenech ao Parreira

Monday, 21 June 2010

FIFA! Tely?

Nós que falamos tão mal da arbitragem na liga portuguesa ainda não demos por ela, porque ainda não nos tocou como noutros campeonatos FIFA, mas o amontoar de erros com influência no resultado final por parte dos homens com apito já vai numa mão cheia. Uma mão cheia de jogos!

Tuesday, 1 June 2010

dívidas, que antes criavam valor

- A dívida externa total no mundo é já de 98% do PIB mundial; em 31 de Dezembro de 2009 somava 56,9 biliões de dólares (triliões, na designação anglo-saxónica) face a um PIB mundial em 2009 de 58,07 biliões;

- A dívida externa dos 30 países ricos do grupo OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) é 79% da dívida externa mundial;

- Os quatro BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) emergentes representam apenas 2,1% da dívida externa mundial; os quatro “cavaleiros” da dívida do Terceiro Mundo nos anos 1980 (Argentina, Brasil, México e Venezuela) detém, hoje, apenas 0,95% da dívida externa mundial;

- A dívida externa da União Europeia representa 61,5% da dívida externa mundial e a Zona Euro detém 44%;

- Os Estados Unidos têm uma dívida externa que é 23,6% da dívida externa mundial;

- Os cinco países com o maior endividamento em relação ao PIB são: Irlanda (1009%); Holanda (468%); Reino Unido (413%); Bélgica (293%); Portugal (231%). A média da União Europeia é de 216% e os EUA têm um rácio de 93%;

- A situação dos cinco PIIGS (designação humorística pejorativa para o grupo mais frágil da zona euro) que têm estado em foco na recente crise de risco de default é a seguinte: Portugal com uma dívida externa total de 231% do PIB; Grécia com 164%; Espanha com 160%; Itália com 115% e Irlanda com 1009%.;


- O mundo desenvolvido sofre de uma “maldição da dívida” que se vai estender por décadas: 15 países ricos vão levar mais de dez anos a conseguir fazer regressar o seu nível de dívida pública a 60% do PIB, segundo o indicador de “stresse da dívida” criado pela escola de negócios suíça IMD; para 2010, a estimativa de demora na resolução era de 74 anos para o Japão, 50 anos para Itália, 27 para Portugal, 25 para a Bélgica, 23 para os Estados Unidos, 21 para a Islândia, 20 para a Grécia, 19 para a França e 18 para a Alemanha e Reino Unido; no grupo de 17 países considerados pelo indicador 10 pertencem à zona euro e 12 à União Europeia.

(fontes: Nathan Martin e VER)

Saturday, 22 May 2010

Qual das seguintes não pertence ao conjunto?

2010- FC Bayern-Inter
2009- Barcelona-Man.U
2008- Man.U-Chelsea
2007- Milan-Liverpool
2006- Barcelona-Arsenal
2005- Liverpool-Milan
2004- Porto-Monaco
2003- Milan-Juventus
2002- Real Madrid-Bayer Leverkussen
2001- FC Bayern-Valencia
2000- Real Madrid-Valencia
1999- Man.U-FC Bayern

Monday, 17 May 2010

Sheriff de Nottingham

Com tanta coisa mal feita em Portugal (que é a aldeia que agora nos interessa), e quando vemos o céu a comprimir-se sobre as nossas cabeças, afiançamos com o resto do mundo que o capitalismo e as leis de mercado são a longo prazo e à rédea solta autofágicas, e que fazemos? Aumentamos os impostos.
Com o desemprego a crescer e sem estratégias de produção, vamos acabar a taxar quem?

Haveria tantas prioridades. A despesa pública à cabeça, teria tanta gordura para abater. Mas essa pende quer da classe média quer da classe política. Ui! cuidado!
Investimento público: SIM! Mas em obras de manutenção das infra-estruturas e equipamentos, e também de novas instalações, porque não? Estou a lembrar-me das ligações ferroviárias para Madrid, em PENDULAR, e da ligação para cargas ao Porto de Sines...
Bom, e as empresas públicas? Isso dava pano para mangas! Mas deixo aqui apenas uma sugestão para a vergonhosa situação da golden share da EDP: O estado que re-compre a maioria do capital em bolsa agora a preço de saldo! Porque sim, há sectores que ou são controlados pelo estado, ou controlam o estado.

A longo prazo espera-se, como a História nos ensinou, que apenas uma disrupção brutal vá mudar o rumo das coisas, quando tantos sectores carecem de reformas, mas entretanto há que reflectir em dois planos:
Num, dos mecanismos e estruturas do federalismo europeu de que fazemos parte, e noutro dos mecanismos e objecto das organizações-empresas privadas.

Friday, 14 May 2010

FB CEO (Zuckerberg) shortly after launching it

Zuck: Yeah so if you ever need info about anyone at Harvard

Zuck: Just ask.

Zuck: I have over 4,000 emails, pictures, addresses, SNS

[Redacted Friend's Name]: What? How'd you manage that one?

Zuck: People just submitted it.

Zuck: I don't know why.

Zuck: They "trust me"

Zuck: Dumb fucks.

Monday, 3 May 2010

Só o jogo, Porto-Benfica

No fim, com a memória esbatida pela desilusão, ficamos com a sensação:
Ah, ganhou o Porto e talvez bem. Teve a sorte do jogo e lutou com coração mesmo jogando só com 10. Já o Benfica devia ter feito mais no ataque, com o Di Maria quase sempre bem anulado pelo A.Pereira, o Saviola sem ritmo e o Cardozo a fazer tanto como eu no sofá.

Mas, na verdade, a primeira parte foi bem controlada pelo Benfas quer com bola quer sem ela. Sendo o lance do golo a única ocasião para marcar do FCP neste período. Acontece, que nesta altura já o Fucile estava indevidamente em campo. É que foi com uma entrada por trás desse jogador sobre o Di Maria que o árbitrou considerou que já não precisava mais de "mostrar amarelos para segurar o jogo". Mas aquela cartolina teria de ser mostrada: Entrada por trás, com a bola fora de alcance, aos calcanhares do argentino. Esta é a sorte do jogo.
Fucile viria eventualmente a acumular outro amarelo, sendo um dos muitos jogadores do Porto que se iam lançando para o chão. E uma coisa é vermos um atacante ir ao solo, após um corte na bola em que também há contacto entre jogadores, outra é vermos as "piscinas" deliberadas sem qualquer contacto que o justifique. E um caso óbvio desta última estirpe foi protagonizado no lance que viria a dar o segundo golo do Porto. Lance que acumula ainda um fora de jogo que, se bem por curta distância, é de fácil detecção dado o movimento do Farias que vem tentar pôr-se em jogo. Mas esta é a sorte de um jogo.
E como não há duas sem três, sorte ainda no último lance que dá um belo golo. Mas neste, a sorte foi construída apenas pelo jogador do Porto.

Como comentários extras, apenas uma nota para o Jesualdo que continua a dizer coisas não insultuosas aos árbitros, tal como outros não cretinos, e ainda um um suspiro de alívio pela violência que não ocorreu, nomeadamente na rotunda da boavista.

Friday, 23 April 2010

Bora lá

Bora lá lutar contra a corrupção!
Mas sem fazer coisas básicas como acabar com os cartões de crédito que, mediante o pagamento de uma taxa de confidencialidade, qualquer empresa pode entregar a quem bem entender para o uso que bem aprouver...

Wednesday, 7 April 2010

in: Le Figaro

"Carrefour met en vente sa filiale au Portugal

Le numéro deux mondial de la distribution dispose dans ce pays de 524 magasins discount.

Adeus Portugal ! Carrefour s'apprête à quitter le Portugal. Selon nos informations, le numéro deux mondial de la distribution a pris la décision de mettre en vente les 524 ma­gasins de hard discount qu'il exploite localement sous l'enseigne Minipreço. Le groupe français s'apprête à lancer le processus de cession. Contactée par Le Figaro, sa porte-parole n'a pas souhaité faire de commentaire. Les Minipreço portugais sont rattachés à Dia, la branche de hard discount de Carrefour.

L'an passé, leur chiffre d'affaires a atteint 915 millions d'euros, en baisse de 0,9 % par rapport à 2008. Cette évolution a été permise par l'ouverture de 26 nouveaux points de vente. À nombre de magasins comparable, les ventes ont reculé de 6,8 %. Si elle était bouclée, cette cession signifierait la fin de l'aventure Carrefour au Portugal, où le groupe était présent depuis 1990. En juillet 2007, le groupe avait déjà revendu pour 662 millions d'euros ses douze hypermarchés, dont le chiffre d'affaires atteignait alors 530 millions d'euros."

Tuesday, 16 March 2010